Diferença entre CPM e eCPM (com tabela)

Publicidade digital é a tendência nos negócios de hoje. Chegar a milhões de clientes por meio de um anúncio é facilmente possível por meio da mídia digital.

As plataformas de mídia social são plataformas amplamente utilizadas para as pessoas passarem seu tempo de lazer. O padrão de navegação do usuário e os padrões do site mais visitado dão uma ideia para os empresários atingirem o público com o produto que desejam comercializar.

A tecnologia atingiu o nível em que o padrão de navegação de um determinado usuário pode buscar anúncios de seus gostos. Esses anúncios aparecem sempre que o usuário navega nos sites ou passa algum tempo nas redes sociais.

Tudo o que o empresário precisa é que o usuário visualize o Anúncio e, se gostar, pode comprá-lo ali mesmo. Isso permite que o proprietário da empresa comercialize seus produtos, mesmo sem estar fisicamente envolvido no processo de vendas.

The digital world has a lot of marketing plans for advertisers to publish the advertisement. At this point, two important jargons are to be understood: Editor and the Advertiser.

Anunciante: o proprietário de uma empresa ou organização que gostaria de apresentar os anúncios em sites e plataformas de mídia social.

Editor: são plataformas de mídia social ou sites ou qualquer intermediário para se conectar com a plataforma web que pode apresentar os anúncios para a visão e ação do público.

Em palavras mais simples, o anunciante é o comerciante, enquanto o editor é o introdutor do mercado. As métricas importantes envolvidas neste processo de marketing são muitas para determinar a eficácia da campanha de marketing.

The two most important metrics of digital advertising are CPM and eCPM. Both the parameters work hand in hand and have their differences in certain aspects as well.

  1. CPM: Custo por milha
  2. eCPM: Custo efetivo por milha

CPM vs eCPM

The difference between CPM and eCPM is that CPM is the buying model for publishing an advertisement while eCPM is the metric that reveals the effectiveness of the marketing campaign which gives the revenue generated effectively for every 1000 impressions of the advertisement.


 

Tabela de comparação entre CPM e eCPM (na forma tabular)

Parâmetro de ComparaçãoCPMeCPM
Significado / DefiniçãoCPM é definido como o custo pago pelo anunciante ao editor por 1000 impressões de anúncio.O eCPM é a receita efetiva gerada por meio da campanha por 1000 impressões.
Fórmula para cálculoCPM = (custo de anúncio / nº de impressões) X1000eCPM = (receita total gerada / nº de impressões) X1000
ObjetivoCPM é o modelo de compra. É a taxa a pagar ao editor pela publicação do anúncio por 1000 impressões de anúncio.eCPM é a métrica usada para calcular a eficácia da campanha.
DependênciaO CPM depende inteiramente dos custos de publicação.O eCPM depende da receita gerada.
HierarquiaO CPM é precedido primeiro em uma campanha de marketing.O eCPM sucede ao CPM e é sempre calculado no final da campanha.

 

O que é CPM?

CPM abreviado como Cost Per Mille é a medida usada pelo editor para cobrar do anunciante pela publicidade em sua plataforma. É a taxa paga pelo editor por cada 1000 impressões do anúncio apresentado na plataforma web do anunciante.

O CPM também é chamado de Custo por Mil Impressões do anúncio. A editora deve optar por esse modelo de veiculação do anúncio para que o público possa ver e tomar providências.

O CPM é calculado como o custo da veiculação do anúncio no site para a campanha de marketing em termos de 1000 impressões de anúncio.

Por exemplo: se o custo total para a veiculação do anúncio for $50

se o anunciante optou por 10.000 impressões, o CPM é $5. Isso significa que o anunciante tem que pagar $5 por 1000 impressões de anúncios para o editor.

Essa é uma métrica importante para tornar o plano de marketing econômico. O CPM também é usado para comparar o custo com outras plataformas para o anunciante decidir.

Esta métrica pode ajudar com sucesso os anunciantes a analisar as revisões pós-campanha.

O CPM também é um parâmetro importante para os publishers, aliás, a maioria das campanhas publicitárias acontece nas redes sociais. Isso é feito idealmente porque a mídia social é a área onde a presença do público é alta.

O CPM não dá nenhum resultado ao anunciante. A visualização do público é o estágio inicial de qualquer campanha de marketing, uma vez que o Anúncio impressiona qualquer usuário e se ele clicar, o trabalho do CPM acabou.

 

O que é eCPM?

O eCPM abreviado como Effective Cost Per Mille é um parâmetro crítico que revela a eficácia da campanha publicitária. É a métrica que mostra a receita efetiva gerada pela campanha publicitária por 1000 impressões de anúncios.

CPM é um modelo de compra, enquanto o eCPM é a métrica vital para o anunciante entender o quão eficaz foi a campanha. É calculado com a receita gerada na campanha.

Por exemplo: Se a receita gerada pela venda de produtos for $100

If the sale has happened within 40000 Ad impressions. Then, the effective Cost Per Thousand Mille is ($100/40000) X1000 = $2.5 That means to say, eCPM of this campaign after making a revenue of $100 us $2.5

Comparing this with the CPM can give an idea to the publisher whether the campaign was successful or not. The formula for calculating eCPM is (Total Earnings/ No. of Ad impressions) * 1000

O eCPM é útil em muitos aspectos para os editores quando uma campanha de anúncio de resposta direta é apresentada. O eCPM também é usado para fazer uma comparação entre o desempenho do site e a receita média obtida.

O eCPM também é uma métrica importante para os anunciantes, pois os ajuda a entender como a campanha impactou o público. Isso os ajuda a tomar ações corretivas em campanhas futuras também. O eCPM é uma boa métrica comparável ao CPM, já que este é um modelo de compra e a receita efetiva gerada na campanha também pode ser atribuída à lucratividade.


Principais diferenças entre CPM e eCPM

  1. o principal diferença entre CPM e eCPM ou seja, CPM é a métrica em que o anunciante paga ao editor por cada 1000 impressões de anúncios, enquanto eCPM é a métrica que calcula a eficácia da campanha de anúncios por 1000 impressões de anúncios.
  2. Sendo essas duas métricas importantes, elas também têm sua fórmula: CPM = (custo de anúncio / nº de impressões) X1000 enquanto, e eCPM = (receita total gerada / nº de impressões) X1000
  3. O CPM é o modelo de compra e seu objetivo principal é identificar uma plataforma viável para o anunciante enquanto o objetivo do eCPM é dar a eficácia da campanha.
  4. O CPM é totalmente dependente do custo do editor, enquanto o eCPM depende da receita gerada pela campanha.
  5. CPM é o processo para entrar na campanha publicitária, enquanto eCPM é o processo para encerrar a campanha.

 

Conclusão

CPM e eCPM são métricas que ajudam tanto o editor quanto os anunciantes. É sugerido pelos especialistas comparar o CPM com diferentes anunciantes e escolher aquele que pode ajudar a gerar receita máxima. As campanhas de marketing são uma aposta e isso depende totalmente do usuário.

No entanto, é bom saber que métricas como o eCPM também podem ajudar a simplificar isso. O eCPM oferece uma geração eficaz de receita e isso é o mais crítico em qualquer campanha. Entender o que é gasto e o que é ganho é senso comum. Analisar os números pós-campanha deve dar uma grande quantidade de informações, que o eCPM oferece à queima-roupa.


 

Referências

  1. https://www.marketingterms.com/dictionary/cpm/
  2. https://www.monetizemore.com/blog/what-is-ecpm/